quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A cereja do bolo

Boa noite,
Então... primeiro livro! E é óbvio que vou começar com o meu favorito: Orgulho e Preconceito, da Jane Austen, escrito em 1813. Por que? Bom, porque é basicamente divino, estupendo, adorável, quase tão delicioso quanto um alfajor em dia de TPM. Quase.
O resumo do livro é o seguinte: Existem as Bennet, cinco filhas de um casal com alguns problemas de conduta. Existe o Mr. Bingley, um cavalheiro fino, charmoso, divertido e apaixonante (e rico também). E existe o Mr. Darcy, arrogante, presunçoso, inteligente, gatíssimo e podre, mas podre de rico. Acontece que todo mundo da cidade odeia o Mr. Darcy no momento em que ele aparece, inclusive a Elizabeth, segunda filha dos Bennet. Mas Mr.Darcy se apaixona por ela e toma certas atitudes que a fazem repensar seu preconceito. Mr. Bingley se apaixona pela irmã mais velha de Elizabeth, Jane, que é uma moça linda e doce. As três outras Bennet são garotas se juízo ou qualquer outra qualidade significativa e uma delas especialmente traz enormes problemas para a família, mas, se eu me estendesse nesse assunto seria spoiler. Outras personagens controversas são as irmãs de Bingley, que fazem de tudo para que ele e Jane não se casem (qualquer semelhança com os filmes da seção da tarde é, sim, mera coincidência).
Pontos positivos: é um livro sério, com várias críticas ainda aplicáveis à sociedade e uma ironia finíssima. É considerado por muitos o melhor livro de Jane Austen.
Pontos negativos: na minha opinião, não existe nenhum muito notável, mas geralmente ouço reclamações sobre a falta de ação (ou seja: a falta de beijos, amassos, chamegos).

Agora me despeço, desejando uma boa leitura a quem quiser se aprofundar nos amores de Austen e boa sorte aos homens que lidarão com as altas expectativas dessas damas depois.

                                                                      "É verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro em posse de boa fortuna deve estar necessitado de esposa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário